buscar
Cepillo antiestático

As escovas anti-estáticas, fundamentais para a prevenção laboral e a manutenção preventiva

A questão da electricidade estática não é um problema menor na indústria. Tem sido a causade
acidentes graves ao longo da história, especialmente em instalações onde os materiais não condutores
estão em contato contínuo, como as grandes bobinas de papel, tecido ou plástico na indústria das
impresas de jornais, química, têxtil ou fabricação de sacos de plástico, entre muitas outras aplicações.

A electricidade estática

Das origens da humanidade, as pessoas preguntao-nos porque é que temos cãibras quando tocamos certas superfícies, quando o nosso cabelo fica em pé, ou quando as crianças da escola esfregam uma caneta com pequenos pedaços de papel, e os pedaços de papel colam-se na caneta.
Este fenómeno chama-se electricidade estática e tem origem na fricção contínua das superfícies, sejam elas condutoras ou isolantes, que criam carga elétrica positiva ou negativa de maneira excessiva na superfície dos materiais.
Esta carga elétrica pode implicar riscos importantes nos processos indústriais, já que pode haver descargas elétricas descontroladas, pondo em perigo tantos as pessoas como as instalações.

A solução

O método mais simples de eliminar a electricidade estática é ligar eletricamente as superfícies uma tomada à terra, e assim derivar este excesso de carga elétrica através cablagem e tomadas à terra das superfícies condutoras. Na maioria das máquinas, este processo é simples e rotineiro, já que as armações são ligadas à terra através cabos de ligação em qualquer parafuso da estrutura da máquina.
Mas há muitas ocasiões em que as superfícies não podem ser directamente contactadas por cablagem e é necessário aterrar por meio de elementos de contacto flexíveis, é aquí entram as escovas técnicas industriais.
Foram desenvolvidas escovas industriais específicas, que são as escovas anti-estáticas, que resolvem de forma simples e económica este problema da ligação à terra das superfícies, qualquer que seja a tensão eléctrica.
A principal característica destas escovas é que os filamentos são de materiais supercondutores eléctricos: aço inoxidável e fibra de carbono.

Tipos de escovas anti-estáticas:

Existem dois tipos de escovas anti-estáticas para ligação à terra da electricidade estática: escovas de tiras e os pavios.

  • As tiras anti-estáticas são escovas strip que substituem os filamentos plásticos por fios de aço inoxidável ou cerdas de fibra de carbono, que são fixadas a suportes de alumínio de várias formas, que vêm num comprimento standard de 1000 mm. As tiras são muito úteis quando se pretende uma maior segurança e grandes superfícies de trabalho estejam ligadas à terra.
Cepillo antiestático
  • Como complemento, temos pavios anti-estáticos, que consistem num grupo de fibras de carbono prensadas a um terminal eléctrico. Têm a vantagem da sua simplicidade e, portanto, economia e facilidade de integração à cablagem à terra da ligação eléctrica, já que a sua terminação é uma ligação eléctrica do tipo faston.
Mecha antiestética

Finalmente, no vídeo seguinte, explico à equipa de vendas as vantagens e aplicaçoes deste tipo de escovas para a indústria.

Se você achou interessante, compartilhe!

Você também pode estar interessado...

× How can I help you?